segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A história das bonecas Raggedy's

No mundo do artesanato country aqui no Brasil, tenho visto muitas bonequinhas lindas de cabelinho vermelho, que são confeccionadas tanto em tecido como em porcelana fria, e as pessoas as chamam de bonecas Ragedys....mas porque Ragedy?? Vamos saber o porquê....

Raggedy Ann é uma boneca de pano com cabelinho vermelho e um nariz em forma de triângulo, criado em 1915 pelo escritor Johnny Guelle (1880-1938), e em 1920 foi criado o personagem Raggedy Andy sendo o irmãozinho da boneca Ann.

Origem

Guelle criou Rageddy Ann para sua filha Marcela, quando ela trouxe uma boneca de trapo feito à mão, tendo ele desenhado um rostinho na boneca. De sua estante ele puxou um livro de poemas do autor James Whitcomb Riley, e combinou os nome de dois poemas, "The Raggedy Man" e "Little Orphant Annie". Ele Disse: "Por que não chamá-la de Raggedy Ann?"

Marcela faleceu aos 13 anos após ter sido vacinada contra varíola na escola, sem consentimento de seus pais. As autoridades deram como cardiopatia como a causa de sua morte, mas seus pais sempre culparam a vacinação; Cruelle autorizou a boneca Ann como símbolo do movimento anti-vacinação daquela época.

Os personagens Raggdy's Ann & Andy, ilustraram muitos livros infantis, e centenas de desenhos animados, tornando parte da história de muitos americanos, e até hoje encanta o público de todo mundo através de muita simplicidade.



0 comentários:

Postar um comentário